Família Souza

Família Souza
Nosso símbolo de infância

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O galope da vaca brava


Em todas as férias, uma diversão que não podia faltar era o piquenique. Tia Silvia e minha mãe preparavam tudo. Minha mãe, os comes e bebes e tia Silvia “botando” lenha na fogueira e levando pipoca.
Onde tinha grama e uma árvore, virava palco do piquenique.
Uma vez, resolvemos ir pro pasto, atrás da casa de vó Lilia, onde chamávamos de brejo. Não era como um brejo, mas o “apelido” veio desde o tempo que realmente era um brejo e ficou.
E pra não ficarmos pertinho da casa de vó, resolvemos ir pra debaixo do pé de paina, que margeava o rio. O lugar era ideal! Fazia um morrinho com grama, árvores e até flores. Cenário perfeito para um piquenique.
Só que no brejo, tinha o curral de tio Francisco, irmão de vô Amir. E nele, suas vacas mais bravas. Enquanto elas estavam longe, não havia problema, mas a partir do momento que alguém começava a falar um pouco mais alto, lá vinha a vaca brava pra estragar a brincadeira.
E fomos nós, alegres e sorridentes fazer a nossa festa.
E eis que num rompante, alguém grita:
- A vaca brava ta vindo!


Foi gente pra tudo que é lado!
Alice carregando Raissa e seu chinelo novo. Tia Silvia “deu no pé” e deixou todo mundo pra trás. E eu corria além que minhas pernas poderiam alcançar.
Passamos debaixo da cerca que dividia o quintal de vó numa velocidade, que pedaços de roupas e fios de cabelo ficaram pendurados no arame.
Depois do susto e assim que recuperamos as energias, fomos contabilizar nosso prejuízo. Além de roupas rasgadas e mechas de cabelos presos no arame, perdemos nossas guloseimas, Raissa perdeu seu chinelo novinho, primeira vez de uso, e ainda por cima levou a maior bronca de tio Ricardo.
Que confusão!
Sei que a partir deste dia, nunca mais fomos pro brejo levar galope de vaca.

3 comentários:

  1. Ainda bem que nesse dia eu fiquei o tempo todo lá no quintal da casa de Vó Lilia e não fui ao pequenique.

    ResponderExcluir
  2. PROTESTO,QUEM FAZIA AS GULOZEIMAS ERA EU,SUA MAE IA ARRASTADA VIU.TENHO MUITAS FOTOS LEGAIS DESTES MOMENTOS INESQUECIVEIS.QUE TAL NAS PROXIMAS FERIAS FAZERMOS MAIS UM PIQUENIQUE.TENHO UM LUGAR LEGAL PARA IRMOS.VENHA PREPARADA PARA MAIS UM POSSIVEL GALOPE DE VACA BRAVA.

    aSS. TIA SILVIA

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar tia Silvia, vamos fazer um piquenique sim!

    ResponderExcluir